Recomeços Possíveis

Recomeçar não é voltar ao ponto de partida

Todos nós, em algum momento, enfrentamos situações que parecem definitivas: perdas, fracassos, portas fechadas, relações rompidas. A alma se cansa, a mente se agita e o coração se enche de medo. Nesses instantes, a vida sussurra uma palavra que carrega dentro de si a promessa da graça: recomeço.

Recomeçar não é voltar ao ponto de partida, mas seguir adiante com o que aprendemos no caminho. É olhar para trás com compaixão, para o presente com coragem e para o futuro com fé.

Quando decidimos recomeçar iremos encontra sempre uma oposição, que tentara nos desmotivar levando os nossos pensamentos a duvidar até mesmo da nossa própria capacidade de realização, meditando sobre este tema lembro-me de Neemias, um homem que viveu na Pérsia atual Irã, que era simplesmente um coopero do rei do império Persa, que decidiu abrir mão da sua posição para volta a sua terra natal para recomeçar a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Dentro desta história de Neemias vejo uma das principais situações que impede as pessoas de recomeçarem:

Primeiro: A falta de recursos, pois Neemias não tinha para poder fazer a obra que precisar, vejamos que no livro que carrega seu nome ele vai superação esta limitação primeiro buscando a força do alto que vem da sua fé em Deus e depois o pedido de ajuda a pessoa certa que era  o rei;  Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores da província do Eufrates-Oeste , com instruções para que me deixassem passar até chegar à região de Judá. Também pedi uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que me desse madeira para fazer os portões da fortaleza que protege o Templo e para fazer as muralhas da cidade e a casa onde eu iria morar. E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo. O rei mandou que fossem comigo alguns oficiais do exército e uma tropa da cavalaria. Então eu viajei para a província do Eufrates-Oeste e ali entreguei aos governadores as cartas do rei.  (Neemias 2:7-9)

Segundo: A oposição das pessoas que não aceitavam a reconstrução dos muros de Jerusalém, começaram a se opor a Neemias para o desanima-lo a não recomeçar a construção: ¹ Quando Sambalate soube que os judeus estavam reconstruindo as muralhas, ficou furioso e começou a caçoar de nós. Diante dos seus companheiros e do exército dos samaritanos, ele disse:  — O que é que esses judeus miseráveis estão fazendo? Será que eles pretendem reconstruir a cidade? Será que eles pensam que, oferecendo sacrifícios, poderão acabar o trabalho em um dia? Será que dos montões de entulho e das pedras que foram queimadas eles podem tirar pedras para a construção? Tobias, que era do país de Amom, estava com ele e disse:  — Que tipo de muralha eles poderão construir? Até mesmo uma raposa poderia derrubá-la!  Neemias 4:1-3

A Bíblia está repleta de histórias de recomeços:

Noé saiu da arca para reconstruir o mundo (Gênesis 8:15

Comentários

Publicidade
Notícias Recentes